Eficiência, Produtividade e Eficácia – Parte 1

Nós gerentes de canteiro de obras devemos ter em mente dois conceitos básicos que buscamos constantemente: a busca da eficiência da nossa equipe de produção e a tomada de decisões eficazes. E o que é eficiência de uma equipe de trabalho? Ou o que é eficiência de uma produção? Definimos eficiência como a relação entre …

Sondagem do Terreno

A finalidade da sondagem de simples reconhecimento do solo no campo da Engenharia Civil, tem por finalidade: a) determinação dos tipos de solo em suas respectivas profundidades de ocorrência; b) a posição do nível d’água; e, c) os índices de resistência à penetração (N) a cada metro. Reconhecer o perfil geotécnico do terreno é fundamental …

Vigilância do Canteiro de Obras – 2

Continuando nosso tema, vamos comentar a vigilância desarmada. Adotada em obras médias e pequenas apresenta uma série de inconvenientes, entre outros: a) O vigia ser dominado pelo assaltante. b) O vigia dormir no horário de trabalho. Na situação atual, nada intimida o assaltante, nem câmeras de TV, nem cerca elétrica e a concertina deixa de …

Vigilância do Canteiro de Obras – 1

Qual o melhor sistema de vigilância para o canteiro de obras? Vigilância armada? Vigilância desarmada? Cães de guarda treinados? Vamos analisar cada um deles, considerando que você já instalou o tapume com altura suficiente para não ser pulada, a concertina, a cerca eletrificada e câmeras de vídeo. Uma parafernália de eficácia duvidosa. Antes de qualquer …

Terreno: situação legal e real

Na fase de planejamento da obra é muito importante verificarmos a situação legal do terreno, que receberá nossa obra. Refiro-me a verificar se as informações contidas na escritura registrada coincidem com o contido na guia do IPTU e nas Informações Básicas¹ da prefeitura do seu município. É comum encontrarmos diferenças significativas: área maior ou menor …

NBR 15575 – Segurança contra incêndio – Parte 10

Com esta postagem encerramos o Requisito 8 Segurança contra incêndio, mas temos que comentar um último requisito, não menos importante: Critério – Equipamento de extinção, sinalização e iluminação de emergência. As notas de 1 a 7 identificam as normas técnicas referenciadas no requisito, não esquecendo de que cada estado possui exigências específicas publicadas pelo respectivo …

Balanced Scorecard (BSC): uma ferramenta para medir resultados

Nas organizações, é comum ter que medir o desempenho de algo – desempenho de máquinas, pessoas, processos, etc. Sendo assim, tudo isso é medido com base em alguma meta estabelecida, que deve ser alcançada para progredir e galgar melhores resultados, proporcionando sucesso à organização. Mas como podemos medir o desempenho de uma organização? Quais os …

5W2H: uma ferramenta eficaz na gestão de projetos (do trabalho e da vida pessoal)

Imagine quantas atividades são feitas em um processo. Agora imagine quantas pessoas executam essas atividades. Imagine também quem deve executar tais tarefas e como elas devem executá-las. São tantas informações que talvez nem o melhor gestor do mundo consegue guardar tudo na cabeça sem documentar e sem planejar. Gerenciar processos e projetos não é uma …

NBR 15575 – Segurança contra incêndio – Parte 09

Hoje vamos comentar sobre o Requisito 8.6 – Segurança estrutural em situação de incêndio. Onde a Norma 15575 recomenda “minimizar o risco de colapso estrutural da edificação em situação de incêndio” e, portanto, deve atender à ABNT NBR 144321. Devem ser observadas, ainda, a ABNT NBR 152002 para estruturas de concreto, a ABNT NBR 143233 …

NBR 15575 – Segurança contra incêndio – Parte 8

Hoje vamos comentar sobre o Requisito 8.5 – Dificultar a propagação do incêndio em que a Norma de Desempenho recomenda “dificultar de incêndio para unidades contíguas ou entre edificações”. Os projetos devem dificultar a propagação do incêndio em duas situações, além de observar as normas ABNT NBR 144321: Entre unidades contíguas da edificação, e; Entre …